quinta-feira, setembro 30, 2010

Não Faça um MBA... Seja um MBA!!!

por Renato Berton
em 16/10/2009 19:41:23

Recentemente tive acesso a uma informação preocupante e ao mesmo tempo ótima. 73% dos profissionais que ocupam cargos de chefia, no Brasil, não possuem curso superior.

É preocupante para os profissionais que se acomodaram ou não se preocuparam com sua formação e ótima para os jovens que estão entrando no mercado ou aos que estão matriculados em cursos superiores, de pós-graduação ou MBA.

A partir da década de 90, os jovens que chegaram ao mercado surpreenderam pela excelente preparação. Podiam aprender um novo idioma navegando na internet, utilizavam o microcomputador como um hobby e possuíam muitos cursos no currículo. Além disso estavam dispostos a ganhar menos para fazer a mesma coisa.

Caso esteja querendo uma promoção ou um novo emprego, matricule-se amanhã em um curso de MBA. As empresas estão exigindo cada vez mais profissionais bem preparados. Apenas uma faculdade e algum conhecimento de informática já não é mais um diferencial há tempos.
Pesquisas apontam uma mudança significativa na atuação dos profissionais que concluíram um curso de MBA. Em uma delas, o resultado foi o seguinte:


57% disseram que a remuneração aumentou após a conclusão do curso;
58% disseram que o MBA permitiu que conseguissem um novo emprego;
84% responderam que seus superiores passaram a tratá-los melhor, com mais respeito e a delegar mais responsabilidades.


Devemos entender que a atual dinâmica de mercado é agressiva e racional. Colaboradores com bom desempenho são substituídos por outros que funcionam melhor ou por outros, com o mesmo desempenho, mas que parecem mais eficazes pois possuem uma pós-graduação ou um MBA.

Há jovens que não fizeram faculdade por opção e acreditam ter talentos suficientes para empreender em um mercado extremamente competitivo como o que vivenciamos hoje em dia. Acham que cursar uma faculdade é perda de tempo.

Alguns destes jovens citam como exemplo Bill Gates, um empreendedor que nunca fez um curso superior e tornou-se o homem mais rico do mundo. O grande problema não está em usar Bill Gates como exemplo, mas em usar uma EXCEÇÃO (minoria) como exemplo geral.

Raríssimos são os casos, entre os milhões de jovens que não cursaram um faculdade ou um curso de MBA, que conseguiram sucesso na vida profissional. Obviamente estamos excluindo jogadores de futebol, modelos famosos ou pagodeiros. A decisão de não estudar ou de não voltar aos estudos, não importando a idade, é péssima escolha quase que em sua totalidade.

Um dia nossa carreira vai acabar. Ninguém é eterno, porém algumas carreiras vão acabar mais cedo do que outras, ou mais cedo do que deveriam por um único motivo: OBSOLESCÊNCIA.

Renato Berton
Professor e coordenador nacional dos cursos de MBA em Vendas e MBA em Relacionamento Interpessoal da UNIP, diretor da BSC Marketing e Treinamento, consultor da DLRH Recursos Humanos, palestrante especializado em Relacionamento Interpessoal, Marketing de Relaiconamento, Liderança e Motivação de equipes e apresentou o programa Acelere sua Carreira – 95,7 FM

Fonte: www.comunidadevendamais.com.br/RenatoBerton

Nenhum comentário:

Postar um comentário